quarta-feira, 13 de julho de 2011

DISCIPLINA ESCOLAR

               

DISCIPLINA ESCOLAR, UM ELEMENTO DA EDUCAÇÃO

 

Comumente se entende por disciplina a palavra definida pelos dicionários, ou seja, regime, ordem imposta, ordem que convém, ao funcionamento regular de uma organização (militar, escolar). Relações de subordinação do aluno ao mestre ou ao instrutor. Observância de preceitos ou normas sob um regulamento. Disciplinar é o ato de sujeitar ou submeter à disciplina: disciplinar uma tropa. Fazer obedecer ou ceder, acomodar, sujeitar, corrigir.

Para a maioria dos educadores, disciplina é entendida como a descrita acima, ou seja, é entendida como adequação do comportamento do aluno àquilo que o professor deseja. Considera-se ainda que, disciplina é o comportamento do aluno previamente esperado pelo professor.

A questão que poderia ser colocada é a seguinte: que comportamento deseja o professor?

Segundo NÈRICI (1960, p. 311), "queiramos ou não, o problema da disciplina é preocupação constante da escola e do professor".

Freqüentemente o desejo do professor é que o aluno fique quieto, ouça as explicações que tem para dar, faça corretamente os exercícios e pronto. Se as atividades acontecerem, o professor vai sentir-se realizado. Porém, entendo que o caminho não é este, uma vez que desta forma, estaremos definindo uma disciplina centrada fora do sujeito e não a partir do sujeito.

Refletindo sobre a temática no contexto escolar, pensamos que o trabalho na escola não pode realmente efetivar-se sem esforços, dedicação e principalmente Disciplina.

Considera-se que a disciplina na escola, não poderia ser entendida como se tivesse uma finalidade educativa em si mesma, não pode ser puramente exterior, baseado num conjunto de regras e condutas, normas hierárquicas e rígidas.

 
 
                   Procurando pesquisar alguma coisa que pudesse explicar melhor o comportamento tão agrescivo do nosso jovem, que se reflete dentro das escolas, com espancamentos de colegas, de professores.
                   Sei que muitos professores já ouviram poucas e boas de seus alunos, tratados como se não valessem nada, sem respeito sem afeto.
                   Isso me deixa preocupada,que tipo de família formarão estes jovens? Já que não possuem objetivo de vida, nem amor ao próximo.
                  Se diz, que os jovens são o futuro do Brasil, lastimo pelos meus netos e bisnetos, que estarão a mercê destes cidadãos do amanhã, que nem suas famílias de origem, nem a escola eles respeitam, desta forma não querendo ser ajudado.
                  Agora respondam ao Drº, Pedagogo Néreci, que talvés nunca tenha entrado em sala de aula e muito menos tivesse sido desacatado pelos alunos.
                  Respondam que tipo de comportamento o professor deseja que seus alunos tenham??????
 
 
                                                                                                                         Vera...