quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Divisão do Estado do Pará....É bom pra quem?

Senado aprova plebiscito sobre criação do Estado de Tapajós

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
DE BRASÍLIA

O Senado aprovou nesta terça-feira a realização de plebiscito no Pará para questionar a população sobre a criação do Estado de Tapajós.

A Câmara já havia aprovado a realização de dois plebiscitos para a criação dos Estados de Tapajós e Carajás --mas o primeiro ainda precisava do aval do Senado. Com a decisão, a expectativa é que os dois sejam realizados simultaneamente no Pará --que corre o risco de ser dividido em três Estados.

A votação foi simbólica, sem o registro nominal dos votos dos senadores. O projeto segue para a promulgação. Pelo texto, o plebiscito deve ser realizado em no máximo seis meses pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Estado do Pará.

 

Editoria de Arte/Folhapress

 

acordo com os projetos, Carajás ficará no sul e no sudeste do Pará. Tapajós ficará a oeste do Estado. Se a divisão chegar a ser confirmada nas urnas, Carajás terá 39 municípios e 1,6 milhão de habitantes. Tapajós, 27 municípios e 1,2 milhão de habitantes. O novo Estado do Pará ficaria com 78 municípios e 4,6 milhões de habitantes --numa divisão do Pará em três Estados.

Dois meses depois de proclamado o resultado do plebiscito, se a resposta for favorável à criação do Estado, a Assembleia Legislativa do Pará também vai ter que questionar seus membros sobre a mudança.

O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) disse que o Congresso autorizou apenas a realização de consulta à população --sem bater o martelo sobre a criação do Estado. "Não estamos criando o Estado de Tapajós, mas autorizando a realização de plebiscito. Estamos fazendo apenas um exercício da democracia plena", afirmou.

 

Fonte: FOLHA.COM   

 

 

 

 

[    Uma boa pergunta para nossos políticos é quem sairá ganhando com esta divisão do território do Pará.

     Posso até arriscar:  Destruição das florestas para plantio de soja, falta de estrutura para atender a enorme população destes estados. Sem estrutura social teremos: Um povo sem as mínimas condições dignas de ter atendimento médico, trabalho ,educação de qualidade, mais segurança, etc...etc...

      Porém serão abertas 6 vagas para senador, será ampliada a bancada de deputados, o número de eleitores será bem mais manipulável, perdão digo, maior. Aparte Sul e Sudeste que são as mais pobres, na certa após as eleições poderão ficar menos pobres, com um olhar mais piedoso de nossos políticos. Sempre tem um jeitinho, não é mesmo? E O POVO???? ] 

 

 

 

 

 

 

                                                                    Divisão do Estado do Pará em 3 Estados – Veja Como vai Ficar