sexta-feira, 6 de agosto de 2010

construção de família saudável

 

 

Cristina Lopes Psicóloga

Construção de família saudável

 

Muitas são as dúvidas quando se fala em educar os filhos.

Questionamentos naturais: o que fazer? Como fazer?

Os pais sentem-se culpados em ditar regras, dar limite, com o questionamento de se está sendo benéfico ou prejudicial à criança ou adolescente.

Observa- se que os pais acabam abrindo mão de seus sonhos e desejos para realizarem os do filho. Muitas das vezes passam sem perceber, que as dificuldades devem ser recompensadas com bens materiais. E assim perdem a auto-estima, o equilíbrio o norte que acreditavam existir em suas vidas.

Deve se pensar que os desejos das crianças são ilimitados porque não levam em conta os aspectos da realidade.

Dar limite não é ser mau é sim dar-lhes proteção e cuidado, criando regras e normas de como educar, como por exemplo momentos de estudar, brincar, ver TV, jogos no PC entre outras atividades.

Culturalmente recebemos elementos emocionais de grande autoritarismo como modo de olhar, falar, se portar entre outros. Tudo mudou, temos hoje uma educação libertadora, onde o aprender é buscar através de diálogos marcarem presença em momentos importantes do filho, definindo a contingência de cada papel. Limite não é punição é sim respeito, consideração, amizade, solidariedade, igualdade que são sentimentos formados na infância onde os pais são modelos de seus filhos. Marcando na realidade da criança sentimentos através de atos e palavras criando assim uma relação de estrutura emocional, social onde ajuda o filho a introjetar valores com seus reforços positivos no dia a dia.

Observa-se a falta de limite em situações simples de insistências como:

"mandar para o banho várias vezes". O limite inicia-se elaborando normas e regras no filho e com todos os membros da família, realizando avaliações constantes, reconstrução de valores, de erros e acertos que serão vividos em construção mutua. Viver sem culpa, com amor, prazer e construção de indivíduos saudáveis.

    

 

   Nossos filhos necessitam de limites , pois se não os tiver vão se sentir como alguém que não tem muita importância, tanto faz se ele fez o tema, se vai voltar tarde.

   Pense nisso limite, não é punição é cuidados é amor . É ensinar o filho que existem regras para tudo o que se faz,e que para ser um bom cidadão é necessário respeitá-las.

   Ensinar com amor não é ser permissivo e sim ensinar a viver com responsabilidade.

   Pense bem co ho.  [ Flor de Lótus]

Construção de família saudável

Nenhum comentário:

Postar um comentário