DISCIPLINA ESCOLAR, UM ELEMENTO DA EDUCAÇÃO
Comumente se entende por disciplina a palavra definida pelos dicionários, ou seja, regime, ordem imposta, ordem que convém, ao funcionamento regular de uma organização (militar, escolar). Relações de subordinação do aluno ao mestre ou ao instrutor. Observância de preceitos ou normas sob um regulamento. Disciplinar é o ato de sujeitar ou submeter à disciplina: disciplinar uma tropa. Fazer obedecer ou ceder, acomodar, sujeitar, corrigir.
Para a maioria dos educadores, disciplina é entendida como a descrita acima, ou seja, é entendida como adequação do comportamento do aluno àquilo que o professor deseja. Considera-se ainda que, disciplina é o comportamento do aluno previamente esperado pelo professor.
A questão que poderia ser colocada é a seguinte: que comportamento deseja o professor?
Segundo NÈRICI (1960, p. 311), "queiramos ou não, o problema da disciplina é preocupação constante da escola e do professor".
Freqüentemente o desejo do professor é que o aluno fique quieto, ouça as explicações que tem para dar, faça corretamente os exercícios e pronto. Se as atividades acontecerem, o professor vai sentir-se realizado. Porém, entendo que o caminho não é este, uma vez que desta forma, estaremos definindo uma disciplina centrada fora do sujeito e não a partir do sujeito.
Refletindo sobre a temática no contexto escolar, pensamos que o trabalho na escola não pode realmente efetivar-se sem esforços, dedicação e principalmente Disciplina.
Considera-se que a disciplina na escola, não poderia ser entendida como se tivesse uma finalidade educativa em si mesma, não pode ser puramente exterior, baseado num conjunto de regras e condutas, normas hierárquicas e rígidas.
Verinha, posso "pitacar"??
ResponderExcluirAcho que educação é fundamental e a disciplina advém disso, mas é uma conquista do professor com seu trabalho em sala.
O ideal de aluno ( minha mãe é professora e eu sei bem...rsss) para o professor é aquele bem estereotipado, que vem com cabelinho engomado, gravata borboleta, óculos fundo-de-garrafa, que mal respira e só tira dez. Perfeito, não é?
O problema é que esse aluno aí foi forjado a palmatória, lá no começo do século passado. Desde então tivemos duas grandes guerras, tivemos grandes avanços tecnológicos, até a chegada da tv e do computador.
Pulando a parte (importantíssima, diga-se de passagem) da responsabilidade dos pais de criarem seres educados e respeitosos à figura hierárquica do professsor, vc há de convir que a sala de aula em si, não mudou nada desde o começo do século passado ( no mínimo)!!
As crianças de hoje são crianças acostumadas a lidar com uma vida interativa. Agora, o que há de interativo numa lousa? A dinâmica de uma sala de aula também não mudou nada...haja esforço do pobre professor que, como disse a professora Amanda Gurgel, entra numa sala de aula empunhando apenas um giz e a sociedade em geral espera que ela (a professora)seja a salvadora da pátria.
Fui educada sempre em escolas públicas, num tempo em que não existiam escolas particulares. Todos nós, ricos e pobres, estudávamos juntos e nossas professoras eram as mesmas, nossas chances eram as mesmas - e nem havia sistema de cotas, heim!! Naquele tempo, passava no vestibular, só os que estudavam de verdade.
A dialética nessa área é extensa, mas acabamos esbarrando sempre na causa principal: falta de vontade política; banalização da educação pública; educação privada pagando mais e selecionando menos.
Sou a favor da proposta do Cristóvam Buarque que diz que todo o filho de político deverá estudar em escola pública.
Vai ver se não vai melhorar....
Beijocas Verinha!!!
Oi, Vera...
ResponderExcluirParabéns pelo blog!!!
Quero ver novidades.
Tentarei acompanhar, mas podes me avisar quando tiveres novas postagens.
bjs