terça-feira, 21 de setembro de 2010
EM SEU BENEFÍCIO
terça-feira, 7 de setembro de 2010
Você é contra ou a favor?
terça-feira, 17 de agosto de 2010
Muitas Coias Vamos Entendendo ao Passar do Tempo.
sexta-feira, 6 de agosto de 2010
construção de família saudável
Cristina Lopes Psicóloga
Construção de família saudável
Muitas são as dúvidas quando se fala em educar os filhos.
Questionamentos naturais: o que fazer? Como fazer?
Os pais sentem-se culpados em ditar regras, dar limite, com o questionamento de se está sendo benéfico ou prejudicial à criança ou adolescente.
Observa- se que os pais acabam abrindo mão de seus sonhos e desejos para realizarem os do filho. Muitas das vezes passam sem perceber, que as dificuldades devem ser recompensadas com bens materiais. E assim perdem a auto-estima, o equilíbrio o norte que acreditavam existir em suas vidas.
Deve se pensar que os desejos das crianças são ilimitados porque não levam em conta os aspectos da realidade.
Dar limite não é ser mau é sim dar-lhes proteção e cuidado, criando regras e normas de como educar, como por exemplo momentos de estudar, brincar, ver TV, jogos no PC entre outras atividades.
Culturalmente recebemos elementos emocionais de grande autoritarismo como modo de olhar, falar, se portar entre outros. Tudo mudou, temos hoje uma educação libertadora, onde o aprender é buscar através de diálogos marcarem presença em momentos importantes do filho, definindo a contingência de cada papel. Limite não é punição é sim respeito, consideração, amizade, solidariedade, igualdade que são sentimentos formados na infância onde os pais são modelos de seus filhos. Marcando na realidade da criança sentimentos através de atos e palavras criando assim uma relação de estrutura emocional, social onde ajuda o filho a introjetar valores com seus reforços positivos no dia a dia.
Observa-se a falta de limite em situações simples de insistências como:
"mandar para o banho várias vezes". O limite inicia-se elaborando normas e regras no filho e com todos os membros da família, realizando avaliações constantes, reconstrução de valores, de erros e acertos que serão vividos em construção mutua. Viver sem culpa, com amor, prazer e construção de indivíduos saudáveis.
Nossos filhos necessitam de limites , pois se não os tiver vão se sentir como alguém que não tem muita importância, tanto faz se ele fez o tema, se vai voltar tarde.
Pense nisso limite, não é punição é cuidados é amor . É ensinar o filho que existem regras para tudo o que se faz,e que para ser um bom cidadão é necessário respeitá-las.
Ensinar com amor não é ser permissivo e sim ensinar a viver com responsabilidade.
Pense bem co ho. [ Flor de Lótus]
quarta-feira, 28 de julho de 2010
Indicar o caminho
quarta-feira, 14 de julho de 2010
Caminhos
Como será o nosso desenvolvimento? Muito carinho, protecionismo ou indiferença, ausênciade cuidados e de amor.
Quem sabe em total indiferença, ser descartado longe de quem ama.
São tantos os caminhos pelos quais devemos trilhar desde o nosso nascimento, tantas escolhas, erros, acertos, dúvidas, nós somos vulneráveis e podemos fazer escolhas que não nos tragam beneícios imediatos.
São tantos os caminhos que se apresentam a nossa frente que muitas vezes nos confundem na imensidão : Tomarei aquela atitude ou não? casaeri com aquele ra ou não vai dar certo? Será que escolhi a profissão certa? Eu não sei o rumo a seguir!
Todo caminho tem dois lados o do bem e o do mal.
Temos o livre arbítrio para escolher por qual andar. Aprendemos através do conhecimento que herdamos, das experiências vividas. Mas aqueles que se acham auto suficientes pensam que estão sempre certos e não necessitam da ajuda de ninguém. Não suportam críticas, principalmente se não merecerem as glórias e os elogios. Sabemos que a estrada a trilhar tem seus perigos, devemos estar preparados para enfrentá-los com sabedoria e fé. Ninguém é mais importante que ninguém, cada um tem seu tempo de aprendizagem. O que nos ajuda nesta escolha do caminho certo é a bagagem que carregamos dentro de nós, a centelha divina que criou seus filhos para serem felizes e progredirem e fazer deste mundo um mundo melhor.
Mas existem os que não querem ver e se negam a enxergar com amor seu semelhante. O que interessa-lhe é o orgulho, o poder e o semelhante pouco importa. Este escolheu trilhar o outro lado da estrada. Nem todos conseguem ir até a chegada, vão ficando pelo caminho, mas todos têm os mesmos direitos e o mesmo início, nascer, crescer e progredir.
Você que está lendo esta mensagem já parou para pensar se seu caminho foi o mais certo, se sua profissão foi a que você sonhou? Vrifique se sua família vive em paz e harmonia, que tantos almejam, se há respeito, compreeção, amizade, amor no seu relacionamento.
Se você tem tudo isto, pode ter certeza , você está seguindo o caminho certo, deixe que Deus lhe recompense com o resultado final. Faça sempre uma análise do seu dia e identifique em que caminho você esta trilhando.
PARE!
PENSE!
RECOMESSE1
TENHA FÉ!